
The Reason - Hoobastank
Hoobastank é uma banda americana formada em 1994 e composta por Douglas Robb (vocal), Dan Estrin (guitarra), Chris Hesse (bateria) e Jesse Charland (baixo). Em 2004 lançaram essa bela canção, na época o vocalista utilizava a música para expressar suas deficiências dentro do seu relacionamento, arrependido de perturbar sua amante com suas falhas e promete mudar. Robb diz a ela que é “a razão” de ele estar determinado a ser uma pessoa melhor.
Rapidamente a música se tornou um sucesso mundial, presente em várias séries, filmes e rádios de todos os cantos.
Link da música no Spotify:
“I’m not a perfect person / Eu não sou uma pessoa perfeita
There’s many things I wish I didn’t do / Há muitas coisas que eu gostaria de não fazer…
But I continue learning / Mas eu continuo aprendendo.
I never meant to do those things to you / Eu nunca quis fazer aquelas coisas com você”
Raiva, Ansiedade, Medo… em momentos de descontrole, muitas vezes machucamos pessoas que são próximas a nós. Pessoas que são importantes e merecem sempre o melhor de nós mesmos. Mesmo “sem querer” nossos sentimentos afloram e aí, o pior acontece: uma frase dita e então, o risco de perder tudo.
Quando percebemos, o arrependimento surge nos esmagando com sua força implacável, nos causando muita dor. Sim, se arrepender machuca, causa muita dor, mas não mais que a dor da decepção de quem nós, com nosso egoísmo, machucamos. Afinal, essa pessoa próxima acredita tanto em nós, está sempre nos momentos bons e ruins, nunca nos abandona.
O pedido de desculpa, ainda que com vergonha do acontecido por que essa não foi a primeira vez. E em nosso pensamento: “Por que não consigo aprender com meus erros?”

Por que precisamos perder para valorizar? Será que não podemos mudar antes de chegar a esse ponto? Ou ainda, será que existe importância em quem escolhemos perder? Sim, perder é uma escolha consciente. Podemos até não controlar todos os atos que cercam isso, mas a decisão de perder sempre está em nosso controle.
Ainda que nós façamos algo que magoe outra pessoa, se nós a queremos por perto, ainda fazemos tudo para não a perder. Parece incoerente? Mas é exatamente assim que agimos. Machucamos e continuamos acreditando que a pessoa sempre irá nos perdoar, não nos preocupamos, ou melhor, não enxergamos o limite da dor que ela pode suportar mas sabemos: ninguém é capaz de suportar a dor o tempo todo. Dessa forma, sim, perder é um ato consciente e isso precisamos deixar claro.
Se “perder” é algo que irá trazer mudanças boas em sua vida: que assim seja. Escolha ser feliz. Recomesse quantas vezes forem necessárias, não se limite. Mantenha sua felicidade acima de qualquer coisa. Seja feliz, que esse sentimento irá atrair as coisas boas que o rodeiam.
Mas e se você não quiser perder?

Perdoe-se, coloque você mesmo no lugar da pessoa que você machucou, entenda sua dor. Quanta dor nós causamos a ela? Quais as feridas que podem ser curadas e quais as cicatrizes que vão ficar? Nós, em seu lugar, teríamos suportado tanta dor?
Perceba se mesmo com a dor causada, ela ainda está ao seu lado. Será que espera uma mudança nossa?
Finalmente, se desculpe verdadeiramente e decida: é hora de mudar!
“I’ve found a reason for me / Eu encontrei uma razão para eu
To change who I used to be / mudar quem eu costumava ser
A reason to start over new / Uma razão para começar de novo
And the reason is you / E a razão é você”
Mude! Mas não faça isso porque por uma ou outra pessoa, mesmo que ela seja especial. Mude porque você entendeu a dor. Mude porque entendeu a decepção causada aos próprios sentimentos e, em consequência, feriu os sentimentos alheios.
O desejo da mudança vai partir naturalmente de dentro de você. Se não for de forma natural, leve e gradativa a mudança não vai durar. Internamente sempre estaremos em conflito e esse conflito vai transparecer em algum momento magoando, ferindo e causando mais dores. Sejamos honestos conosco em primeiro lugar.
Somente após isso podemos nos desculpar a quem causamos tanta dor, esse é o verdadeiro pedido de desculpas. Esse passo é tão importante a nós quanto a pessoa magoada, nunca se esqueça de se desculpar definitivamente.
Quando sentir esses pontos você estará pronto para a verdadeira mudança e essa, não vai permitir que tais erros aconteçam novamente.
Seja você sua própria razão, o motivo para recomeçar e viver.
Pense nisso e até a próxima.
Quer ter a liberdade para apreciar músicas em inglês?
Aprenda INGLÊS com músicas
Destrave seu inglês cantando suas músicas favoritas. Economize tempo e dinheiro aprendendo inglês de uma maneira fora do comum.
Aprender inglês cantando é mais fácil do que você imagina e não requer o uso do português.
Você é capaz de aprender inglês sim!
Não existe nada mais produtivo que aprender se divertindo, aprenda inglês com música no curso do professor Felipe Dib.
Cante em inglês com confiança!